Valentino - Parte 1

Valentino - Parte 1
by : Roberto D'Angelo

O último imperador da moda

No dia 19 de janeiro faleceu Valentino, a moda que ele fazia representava o luxo italiano, clássico, equilibrando, sofisticado com um toque de modernidade. Ele foi um dos mais influentes estilistas italianos. Fundador da renomada Maison Valentino ele será relembrado como o último imperador da moda.

Valentino Clemente Ludovico Garavani nasceu no norte da Itália, já na infância demonstrava interesse pela moda. Aos 15 anos, mudou-se para Paris para estudar na École des Beaux-Arts e na Chambre Syndicale de la Couture Parisienne. Durante sua estada na França, trabalhou para casas renomadas como Jean Dessès e Guy Laroche.

Em 1959, retornou à Itália e abriu seu ateliê em Roma, na Via Condotti. Sempre na busca incessante pela beleza clássica e pela elegância atemporal, ele definiu o padrão do glamour europeu por mais de cinco décadas.

Ao lado de seu parceiro de vida e negócios, Giancarlo Giammetti, construiu um império global de luxo que expandiu para acessórios, perfumes e prêt-à-porter.

Sua coleção de 1962 em Florença o consagrou no cenário global, atraindo clientes da alta sociedade

Ele vestiu as mulheres mais famosas do mundo, incluindo Jacqueline Kennedy (para quem desenhou o vestido de casamento com Aristóteles Onassis), Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn, e Sofia Loren.

Valentino criou sua marca registrada: o vermelho Valentino, A inspiração ocorreu durante uma viagem a Barcelona, na Espanha, quando ainda era um estudante. Ao assistir à ópera Carmen, no Gran Teatre del Liceu, ele ficou fascinado por uma mulher na plateia que usava um vestido de veludo vermelho.

Ele imortalizou um tom específico de vermelho, que é uma mistura de magenta, amarelo e preto, que se tornou a assinatura visual de sua marca. Esta cor tornou-se tão emblemática que ganhou registro oficial na escala Pantone.

by Consultor Net