Rotas comerciais

Rotas comerciais
by : Roberto D'Angelo

As rotas eram um complexo sistema de transporte de mercadorias que ligavam três continentes: África, Europa e Ásia, e que existiram por quase dois mil anos. Era uma jornada perigosa, repleta de lendas que passava por montanhas e desertos extremamente áridos, atravessava trilhas difíceis, com ladrões, saqueadores e vários outros obstáculos. As caravanas chegaram a reunir de mil camelos, que levavam vários produtos como especiarias, porcelanas, tecidos, joias, metais e outros bens. O contrabando ou o desvio da rota era crime punido com a morte.

Através das rotas, Perfumes, especiarias, sede e outras mercadorias eram levadas do Leste (Ásia, Índia etc.) para o Oriente Médio, onde eram negociadas por comerciantes árabes e outros povos, antes de serem transportadas para a Europa.

Essa rede de caminhos, por terra e mar, não só facilitava o comércio de mercadorias, como a seda, mas também o intercâmbio cultural, religioso e tecnológico entre diferentes regiões.

As rotas desempenharam um papel crucial na disseminação das matérias-primas utilizadas na produção de perfumes, como a canela, o cravo e outras especiarias.

As rotas eram na verdade intercâmbios culturais propiciando a troca de ideias, conhecimentos, religião e tecnologia entre diferentes culturas. Utilizada por séculos, até o início da Idade Moderna, contribuiu para o desenvolvimento de diversas civilizações.

by Consultor Net