Miss Dior o Lançamento
"Eu criei um perfume para evolver todas as mulheres numa feminilidade gloriosa, como se todos os meus vestidos emergissem deste frasco” Christian Dior.
Para Christian Dior, o amor era algo importante, tanto é que ele pediu para os perfumistas Jean Carles e Paul Vacher criarem um perfume que exalasse o amor!
E assim em 1947 nasceu Miss Dior, lançado em dezembro, nove meses após o desfile no qual Dior apresentou seu New Look.
Nos preparativos do desfile da sua primeira coleção, Christian Dior não tinha ainda escolhido o nome do seu primeiro perfume, no último ensaio com todas as modelos a musa de Dior Mitzah Bricard estava descendo as escadas da Maison, na Avenue Montaigne, e naquele momento sua irmã Catherine, que estava presente, disse: “Aí vem Miss Dior!” - Que nome perfeito, pensou Christian Dior, naquele momento ele decidiu que este seria o nome do seu perfume.
O primeiro frasco de Miss Dior foi concebido para espelhar a silhueta que Christian Dior tinha sonhado para a mulher moderna e elegante; uma ânfora atemporal, feminina, cheia de curvas, perfeita para guardar o precioso líquido.
Numa edição comemorativa que homenageava a mulher francesa, em 1949 a cristaleira Baccarat criou três versões do frasco ânfora, nas cores da bandeira francesa; branco, azul e vermelho.
Como todo frasco icônico até hoje ele se apoia em vários elementos: o padrão do tecido Pied-de-Poule, o laço de fita, e o nome do perfume escrito com tipografia inglesa.
O nome do perfume está escrito na caligrafia eduardiana, sóbria e elegante, fazendo lembrar as cartas usadas para convidar amigos para o chá ou um jantar.
A fita de tecido é outro ponto de referência visual de Miss Dior, a fita simboliza um presente; que envolve algo precioso que será dado a alguém que amamos.
Na embalagem aparece outro tipo de laço: le nœud Fontanges, inspirado nas decorações do século XVIII no Palais de Versailles. O laço Fontanges tem o nome da Duquesa Marie-Angélique Fontanges, amante de Louis XIV.