História de Robert Piguet
Robert Piguet nasceu em 1898 em Lausanne na Suíça. Em 1918, ainda na Suiça, iniciou a sua carreira como designer de sapatos para a famosa marca Bally. Um dia, lendo uma revista francesa de moda ficou fascinado como os desenhos do costureiro inglês Redfem, naquele momento decidiu ir para Paris.
Com a permissão de seu pai, e a ajuda financeira de um de seus irmãos abriu a sua própria Maison de Haute de Couture.
Em 1920, já em Paris, ele apresentou seu primeiro desfile de moda com uma coleção fortemente inspirada no oriente com uma mistura de cores e texturas, que causou grande impacto.
O alto custo para manter Maison consumiu seu orçamento, apesr de tentar manter o seu atelier ele não viu outra solução senão fechar a Maison.
Anos mais tarde, Robert retornou a Paris, e foi contratado pelo famoso costureiro Paul Poiret. Em 1922 foi contratado pelo costureiro ingles Redfern onde permaneceu por dez anos.
Em 1933 com 35 anos Robert, mais experiente, abriu seu próprio ateliê na Rue du Cirque, e o sucesso foi imediato. Simplicidade, rigor, refinamento e distinção, eram caracterisiticas do seu estilo.
Durante a ocupação alemã em Paris, na segunda guerra mundial manteve o seu atelier aberto, e neste período ficou conhecido como o "príncipe da moda".
Todas as mulheres elegantes de Paris vestiam-se na sua Maison, ele tornou-se a estrela da Haute Couture, e tinha como cliente mulheres famosas, entre elas a famosa cantora Edith Piaf.
Em 1944 Robert Piguet lançou a sua primeira fragrância; Bandit, um "chipre" enebriante e sofisticado criado pela perfumista criada por Germaine Cellier. Este perfume, ambíguo e andrógino, era perfeito para as mulheres que buscavam uma fragrância para se destacarem entre as demais.
Em 1946 Robert Piguet lançou o clássico Fracas, um perfume floral poderoso que continua a conquistar as mulheres ao redor do mundo, setenta e cinco após seu lançamento.
Em 1951 Robert Piguet fechou a Maison, mas a marca ainda existe, e se dedica somente a fabricação de fragrâncias. O último lançamento, V Gold de Robert Piguet aconteceu o ano passado.