História da Houbigant
A palavra em inglês storyteller (contador de histórias) ganhou destaque e esta habilidade, muito apreciada atualmente é uma excelente ferramenta para conquistar a cliente nas vendas de perfumes. Ao longo de sua história, a industria da perfumaria coleciona uma infinidade de histórias que bem contadas são capazes de conquistar e fidelizar.
Uma delas é da casa de perfumes Houbigant, uma das mais antigas da Europa, e que existe até hoje. Fundada em 1775 por Jean-François Houbigant.
No início era uma pequena loja chamada “la Corbeille de Fleurs” no número 19 da rue du Faubourg Saint-Honoré, lá se vendia águas de toilette, luvas perfumadas e pó facial
A marca, tornou-se um nome respeitado na indústria da perfumaria, com clientes que incluíam pessoas da nobreza e da realeza de várias cortes europeias.
A sua cliente mais famosa era a Rainha da França Maria Antonieta, que, segundo relatos, antes de tentar fugir de Paris correu para a loja Houbigant para reabastecer seus frascos de perfume com Eau de Mousseline e Eau de Millefleurs.
A empresa sobreviveu à Revolução Francesa e com a morte do fundador ficou sobre responsabilidade de seu filho Jean-François.
Em 1881, a empresa foi adquirida por Javal e Paul Parquet. O perfumista Paul Parquet, um dos primeiros a usar notas sintéticas em suas criações, tornou-se coproprietário da empresa Houbigant. Ele também foi o criador da primeira fragrância fougère, chamada Fougere Royale.
Por volta da virada do século, outro perfumista juntou-se a Houbigant, Robert Bieniame, que se tornou assistente e aprendiz de Paul Parquet, ele criou em 1912 o clássico perfume Quelques Fleurs, considerado o primeiro perfume verdadeiramente multifloral, época em que as fragrâncias florais eram compostas principalmente de flores isoladas ou misturadas com ervas e outras essências
A fábrica de Houbigant foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, afetando drasticamente a produção de perfumes, e nuncam mais se recuperou.
Em 1994 a Houbigant fabricava alguns perfumes e uma empresa chamada Renaissance cuidava das vendas, mas em 1999 pediu falência.
Atualmente as fragrâncias Houbigant são fabricadas sob as especificações originais pela LOFT Fashion and Beauty Diffusion de Mônaco e comercializadas nos Estados Unidos pela Exclusive Fragrances and Cosmetics.