É como ter que ajustar o vestido de um grande estilista para remendar um buraco
É como ter que ajustar o vestido de um grande estilista para remendar um buraco
Alguns componentes usados na perfumaria foram proibidos, ou tiveram seu uso restrito, principalmente por razões de saúde, impacto ambiental e questões éticas. A regulamentação visa proteger os consumidores e o meio ambiente à medida que novas pesquisas identificam riscos potenciais.
Nos anos 70, a IFRA (International Fragrance Association), começou a estabelecer padrões de uso seguro para ingredientes de fragrâncias com base em avaliações científicas de segurança.
Em 2015 restrições significativas impostas pela União Europeia entraram em vigor, levando à reformulação de muitos perfumes icônicos, que continham ingredientes como certos tipos de musgo de carvalho e lírio do vale, devido ao seu potencial alergênico.
Muitos dos ingredientes apresentam um potencial Alergênico, como certos extratos de musgo de carvalho naturais e sintéticos (como o Lyral), podem causar reações alérgicas na pele (dermatite), inflamações e outros problemas de sensibilização em indivíduos sensíveis.
Certas substâncias foram associadas a problemas de saúde mais graves, como desregulação Endócrina, alguns almíscares, como os nitro-almíscares, podem interferir no sistema hormonal, o que tem sido relacionado a problemas reprodutivos e até certos tipos de câncer. O Lilial, um componente comum com aroma floral, foi classificado como tóxico para a reprodução e proibido na União Europeia em 2022.