Cheiro Digital

Cheiro Digital
by : ​Roberto D'Angelo

Você nunca se perguntou se algum dia poderá sentir um perfume através da internet, loucura né? Mas totalmente possível!

A tecnologia avança a passos largos, e nos surpreende com novas possibilidades, até agora sabe-se que não é possível transmitir cheiros pela internet de forma direta, mas saiba que já existem pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos tentam tornar isso possível num futuro próximo.

Alguns protótipos e dispositivos estão sendo desenvolvidos para emitir aromas com base em sinais digitais, e estão sendo chamados de dispositivos de emissão de aromas, que conectados a computadores ou smartphones liberam pequenas quantidades de substâncias químicas para criar diferentes cheiros.

Alguns desafios técnicos têm dificultado as pesquisas, o principal deles é entender a complexidade dos aromas, e a quase impossível tentativa de imitar a perfeição do olfato humano, que tem a capacidade de identificar milhares de cheiros diferentes, frustrando, até agora, a recriação digital extremamente complexa.

Até agora se sabe que a transmissão e sincronização não pode ainda garantir que o cheiro seja emitido no momento exato necessário para acompanhar um vídeo ou uma experiência interativa online.

Algumas empresas de tecnologia e universidades estão trabalhando em várias possibilidades para digitalizar cheiros, através de um "código olfativo" que poderia ser transmitido pela internet e convertido em aromas reais por dispositivos especializados. A tecnologia chamada olfatografia digital, tenta mapear cheiros em dados que poderão ser replicados remotamente.

Quando a tecnologia de transmissão de cheiros pela internet tornar-se realidade, abrirá um novo universo de possibilidades.

Caso a se torne viável, as possibilidades seriam amplas: Marcas poderiam transmitir os aromas de seus produtos, como perfumes ou alimentos. Filmes, jogos e realidade virtual poderiam incluir aromas para tornar a experiência mais imersiva. Treinamentos, terapias e pesquisas poderiam incorporar cheiros para fins pedagógicos ou terapêuticos.

O avanço da ciência sensorial pode revolucionar essa área no futuro, mas, por enquanto, estamos apenas nos primeiros passos dessa jornada.

by Consultor Net