A história do perfume - Parte 5
A Revolução Industrial, por volta de 1850, causou uma profunda mudança no mundo dos perfumes com a invenção do método de extração com solvente volátil, e a dexcoberta dos componentes sintéticos reproduziam substâncias naturais, como a baunilha, a cumarina e a violet, criando combinações suepreendentes.
A industrialização permitiu finalmente o acesso da classe média no universo até então seleto, dos perfumes.
Grandes casas se desenvolveram, como a Guerlain, que ganhou reputação com a "Colônia Imperial", que conquistou a Imperatriz Eugênia ao acalmar suas enxaquecas.
Sem perder o glamur, a produção dos frascos passou a ser industrializada, ela deveriam ser ser bonitos para seduzir as mulheres.
Os perfumistas recorreram a verdadeiros artistas para criar seus frascos. A Baccarat foi a primeira fabricante de cristais a atender a essas novas necessidades. Sejam eles de cristal transparente ou esmaltado, cada um desses frascos revelava a extrema sofisticação de suas técnicas decorativas.
No século XXI, o perfume entrou na era do wellness e de muitas tendências, as criações devem despertar sensações e interagir com as emoções. Perfume bom é aquele que fica na memória olfativa para sempre.