O óleo essência de Neroli
O óleo essência de Neroli, extraído da flor de laranjeira, possui uma faceta fresca e cítrica e luminosa, é um dos mais usados na perfumaria. As flores são colhidas manualmente, em fins de abril ao início de maio.
O nome derivou da palavra árabe naranj, que significa laranja, ou da palavra sânscrita nagarian. O nome está associado também à duquesa de Bracciano, Anne Marie Orsini, mais conhecida como princesa Nerola, que viveu na Itália no século XVII. Ela usava a essência da flor de laranjeira amarga no banho para perfumar suas luvas, desde então, o termo "neroli" passou a ser usado para descrever a essência. Possui propriedades anti-inflamatórias além de melhorar o humor.
Existem muitas lendas sobre esta flor, a mais famosa conta que os buques das noivas, eram confeccionados com flores de Laranjeira porque as pessoas tomavam apenas alguns banhos por ano! Portanto, ajudavam a disfarçar o cheiro corporal. Eles ajudavam também a acalmar os nervos das noivas, simbolizavam pureza, e a virgindade.
Outra história, e esta, bem diferente da primeira, conta que em Madrid, o aroma de neroli era a marca registrada das prostitutas, o perfume era utilizado como um código. Na China Antiga, as flores de laranjeira simbolizavam pureza, fertilidade e amor eterno.
Na mitologia grega no casamento de Zeus e Hera, a noiva ganhou de presente de Gaia, a Deusa da Terra e da fertilidade, um buquê de flores de laranjeira para serem usadas em sua noite de núpcias. Na mitologia romana a história é semelhante; no casamento de Juno e Júpiter receberam flores de laranjeira.
Muitos perfumes usam o Néroli como ingrediente principal, que combina bem com qualquer óleo cítrico, vários florais absolutos e a maioria dos componentes sintéticos. O óleo de Néroli é um elemento clássico no design de fragrâncias e um dos mais usados na indústria.